sábado, 10 de setembro de 2016

Síndrome do Bebê Sacudido

Sacudir o bebê pode matá-lo! Você conhece a síndrome do bebê sacudido? 

Muitas crianças morrem anualmente em consequência de sacudidas violentas feitas pelos pais ou por outra pessoa, como uma babá, por exemplo. Cerca de 10% dessas crianças morrem na sequência de tais sacudidas e 75% apresentam sequelas. 

💊 Essa anomalia ocorre muito frequentemente com crianças de idade inferior a 1 ano. Os meninos são os mais afetados. A síndrome da criança sacudida atinge principalmente o primeiro filho: os pais, quando são os responsáveis, são inexperientes ou estão exaustos, entram em pânico e perdem a cabeça quando o bebê chora sem parar.

Os bebês de muito pouca idade, com menos de 6 meses, apresentam características que os tornam mais frágeis e devem ser conhecidas.

💊 O que acontece quando sacodem o bebê?

O cérebro, muito pequeno, não preenche a caixa craniana e corre o risco de tocar as paredes ósseas com movimentos de muito violentos de vai-vem. O cérebro flutua, se choca contra as paredes e causa uma ruptura dos vasos sanguíneos. O peso da cabeça é proporcionalmente grande em relação ao peso do corpo. Os músculos do pescoço impedem o bebê de manter sua cabeça firme: a cabeça pode ser projetada para frente ou para trás em consequência das sacudidas.
Sintomas da síndrome do bebê sacudido

💊 As sacudidas violentas têm repercussões sobre o cérebro do bebê e podem provocar uma hemorragia cerebral ou um edema em razão do choque com a caixa craniana.

Fique atento a sintomas como
💊 cansaço e forte sonolência;
💊 vômito;
💊 mal-estar;
💊 perda de consciência;
💊 ataque epiléptico;
💊 parada cardiorrespiratória;
💊 paralisia e
💊perda de visão.

#enfcomamor #enfermagemcomamor#curtanossapagina #enfermagem 💊🚑💉💜

Nenhum comentário:

Postar um comentário